Para entusiastas que optam por viver a bordo dos seus veleiros e viagens de longa distância, uma das principais necessidades é a autonomia e independência energética do navio. A busca da independência dos serviços da marina, a geração de energia própria e a garantia da duração da estadia no alto mar, silenciosa, económica, facilidade de implementação e manutenção mínima são essenciais para muitos que optam por este estilo de vida. O rápido desenvolvimento de tecnologias e a redução do custo das soluções integradas e componentes permitem reconsiderar todos os anos as possibilidades de resolver o problema da independência energética do navio com a obtenção da máxima autonomia.

A modernização periódica necessária e o refinamento de rotina do iate fazem você pensar no momento em alternativas e na utilização dos fundos necessários para a conversão do iate e a transição para novas tecnologias. Tal conversão pode levar ao afastamento do conceito de utilização de mastros e velas, ou a uma opção híbrida, onde a combinação da utilização de velas na mistura com novas soluções independentes de energia permanece.

Reduzir a dependência do abastecimento da costa através da geração a bordo de energia renovável.

O surgimento de projetos e fabricantes interessantes de motores elétricos, soluções energéticas eficientes, tecnologias de bateria melhoradas, kits de conversão, lanchas amigos do ambiente, catamarãs ou veleiros, está a pressionar cada vez mais para a aceitação da transição elétrica das vias navegáveis mundiais.

Avanços recentes na eletrificação da indústria marítima oferecem uma oportunidade para resolver o problema de uma grande frota de velhos veleiros alimentados por motores a diesel ou a gasolina que podem ser modernizados com um orçamento e também descarregar as marinas de muitos barcos abandonados, dando aos entusiastas uma oportunidade de utilizar estes barcos para os seus projetos de navegação fora da rede.

O mercado fornece soluções excelentes e eficientes de empresas como Oceanvolt, ElcoMotorYachts, Torqueedo, Electroprop oferecendo soluções chave na mão e componentes individuais, mas a faixa de preços está frequentemente fora do orçamento para muitos que vivem num barco e aspiram a uma certa liberdade.

Portanto, uma das principais tarefas operacionais é desenvolver um esquema de conversão ótimo, dependendo das especificações do seu barco. Consequentemente, isso deve incluir um sistema de motor de acionamento elétrico suficientemente poderoso e eficiente para fornecer propulsão e geração hidroeléctrica; geração de energia com base num sistema solar integrado leve e rápido; carregamento; e um sistema modular e expansível de armazenamento de energia da bateria (BESS); a máxima utilização possível de novos materiais compósitos leves, duráveis e sustentáveis; e integração omnipresente de aparelhos de energia inteligentes.

Soluções Fora da rede

Células solares integradas

O conceito de utilização inteligente do espaço disponível para a geração de energia solar ajuda a fornecer uma solução limpa, inteligente e sustentável para as necessidades energéticas do seu iate.

Integração de células solares ultra-finas e robustas em superfícies existentes num veleiro de fibra de vidro convencional aumenta grandemente a quantidade de energia solar gerada.

Utilizando um sistema de energia solar que apresenta células solares totalmente integradas nos lados do casco, retranca, convés e mastro, bem como a cabine/bimini do telhado.

  • Células solares robustas, ultra-finas e leves
  • Utilização inteligente de superfícies de barco
  • Tecnologia solar de fluxo integrado
  • Maximização da produção de energia solar

Sistemas de armazenamento de energia

Considerando um estilo de vida à vela fora da rede, seu veleiro requer uma instalação de baterias de lítio inovadoras a bordo para armazenar toda a sua energia quer provenha de uma combinação de energia solar, hidrelétrica, ou de um alternador.

A capacidade, flexibilidade e funcionalidade necessárias podem ser alcançadas utilizando o Sistema de Rack Marítimo (MRS) como um sistema modular e expansível de bateria íon-lítio que consiste em células de bateria de óxido de lítio de grafite de alta energia/cobalto de níquel-manganês (G-NMC íon-lítio) com um design de laminado bi-célular e separadores de cerâmica para maximizar a segurança.

As células 65Ah G/NMC podem ser operadas até 100% de profundidade de descarga e podem atingir até 4,000 ciclos completos nessa taxa. Permite um aumento do alcance da vela, para que possa completar mais viagens antes de precisar de ligar a energia. Tal sistema de rack marítimo tem o design de sistema de bateria mais seguro e fornece uma densidade de energia 30% mais elevada e até um ciclo de vida 230% maior do que os sistemas competitivos.

  • Tecnologia de G/NMC célula de íon de lítio de alta densidade de energia
  • Ciclo de vida muito alto com capacidade escalável
  • 7,000 ciclos de carga/descarga integrados a 70% de profundidade de descarga (DoD)
  • Até 100% de profundidade de descarga. 2C Carga e 3C Descarga
  • Sistema de sobreaquecimento/protecção contra incêndios concebido e certificado para requisitos marítimos

Os sistemas de armazenamento de baterias de estado da arte estão a alimentar a próxima geração de navios elétricas.

E-Motor de alta potência

O seu iate pode dispor de um sistema avançado de saildrive elétrico ou de eixo cardã com um controlador integrado que oferece uma solução de acionamento silencioso, eficiente em termos energéticos e livre de vibrações fácil de instalar graças à tecnologia de 48 V de segurança ao toque, e requer uma cablagem mínima, e é livre de manutenção. Como o sistema completo foi projectado para 48 V, você não precisa de quaisquer medidas de segurança de alta tensão para integrar ou manter o acionamento.

Pesando apenas 50 kg, este sistema de acionamento de 48 V pode emitir um impulso de acionamento constante de 30–50 kW. Porque tem uma voltagem segura ao toque e utiliza componentes de baixa voltagem, é menos dispendioso do que as alternativas de voltagem mais alta, e o seu menor peso permite-lhe consumir menos energia. Tendo níveis de vibração mais baixos e de ruído a bordo, tais sistemas também requerem significativamente menos espaço a bordo em comparação com um motor diesel tradicional.

Um motor elétrico interno de alta eficiência com um potente hidrogerador pode ser utilizado para alimentar tanto o sistema de propulsão com toda a eletrônica a bordo sem a necessidade de ter um gerador separado.


  • Acionamento elétrico de 48V com controlador integrado: Torque instantâneo
  • Dupla função: Propulsão e geração hidroelétrica
  • Aumento da eficiência: Componentes de baixa tensão fazem melhor uso da energia da bateria; Eficiência do sistema de mais de 95% no ponto óptimo de funcionamento
  • Integração e manutenção mais fáceis: Não é necessária formação em segurança de alta voltagem; Os componentes de baixa tensão, tais como cabos, são mais fáceis de instalar e menos caros do que os componentes de alta tensão
  • Peso leve: Menor peso leva a menor consumo de energia e, portanto, a maior autonomia de condução
  • Robusto e de Confiança: Zero a torque total num instante; Tolerante a falhas
  • Limpo e Silencioso: Sem restrições ambientais; Sem exaustão; Sem barulho; Sem cheiro

Estabelecer uma nova forma de pensar - mudar para a propulsão elétrica.

Portugal é uma potência marítima com tradições marítimas centenárias e ricas, o local de nascimento dos grandes navegadores, excelentes pioneiros e viajantes do mundo que dominaram a navegação em águas desconhecidas, explorou e conquistou novos territórios. Um país com uma extensa zona costeira de grande importância geopolítica devido à sua vantajosa localização geográfica, com o centro da intersecção das principais comunicações transatlânticas que ligam os três continentes.

O Algarve, Portugal, que faz a ponte entre o Atlântico e o Mediterrâneo, foi seleccionado como a base ideal para o projecto e localização para um futuro serviço de conversão de veleiros.


DIY projeto de veleiro elétrico

Wiocor Energy é um projecto criativo do tipo faça você mesmo na conversão de um veleiro convencional de 38-40 ft de diesel para propulsão elétrica. O objectivo do projecto-piloto é alcançar a total autonomia e independência energética, para que a família média possa viver e viajar de veleiro por muito tempo com custos mínimos.

A motivação e inspiração vieram de projectos como a conversão de iates à vela da Sailing Cinderella e Sailing Uma, Amsterdam Houseboats, fabricante canadiano de barcos eléctricos Vision Marine Technologies, bem como o projectos em curso de Michail Michailow Sailing TERRA e Randy Cain ePowered Catamaran Conversions com passos detalhados e nuances técnicas.

No processo de implementação de um tal projecto, levantou-se a questão da recolha de informação relevante, que neste momento se encontra dispersa por muitos recursos. Portanto, uma das direcções será a criação de um recurso temático útil para a troca de experiências para os entusiastas que decidiram escolher o mar como seu habitat e lutar por novas explorações, seleccionando soluções e tecnologias para assegurar a autonomia necessária, reunindo nómadas e lobos do mar, profissionais, engenheiros sobre as tecnologias actuais, bem como sobre possíveis alternativas.

Passo a passo, notícias importantes sobre todos os tipos de projectos semelhantes, novos produtos, materiais, tecnologias e sistemas, sua implementação e testes, e características comparativas serão aqui abordados. O foco principal será encontrar, estudar, criar e utilizar as tecnologias e sistemas mais económicos, práticos e eficientes que proporcionarão diferentes variações de independência energética e autonomia dos veleiros. Qualquer coisa que possa impulsionar um recipiente, armazenar energia, e fornecer as necessidades diárias da vida com um mínimo de esforço.

A experiência prática recolhida e obtida deste projecto será a base para a criação de um serviço de conversão de pleno direito, bem como uma base teórica e prática para outros que queiram converter as suas embarcações.

  • Wiocor Energy agradece a todos pela partilha de conhecimentos e competências, e qualquer apoio abrangente em todas as fases do projecto por parte de amigos e entusiastas, profissionais, instituições científicas, agências governamentais, estaleiros navais, marinas, e fabricantes de materiais e equipamentos, bem como doações monetárias, tanto sob a forma de caridade como de apoio de patrocínios.

O primeiro objetivo - O montante total angariado em EUR ou BTC
Compra de Veleiro

% de 34,000 EUR ou 2,0 BTC

Apoie-nos:

  • BTC: 1BDyAfAmUoQPXL1yDeg422BTsSB8undvJS
  • ETH: 0x8335e01906dAe700724601131ed9FA1dE907e832
  • USDC: 0x8335e01906dAe700724601131ed9FA1dE907e832
  • XMR: 42MfP6ZfLDzJcgRDhmn6qpi6DspS6rjkcYiYPjZ5LmLqDxiS5iZfQmm7Ry6KMeRnt11DXqvT4mmBmfjDGEzszPCyCr6ok3X
  • EUR (SEPA) NAME: OLEKSII GALAN IBAN: PT50581000019000000196244

Língua

Navegação

Redes Sociais

Apoie-nos